Notícias & Atualizações

Atividade física na infância e adolescência

Atualmente observa-se um aumento do excesso de peso e obesidade na infância e adolescência, aumento este que está muitas vezes relacionado com a falta da prática de atividade física. Essa vida moderna, a maior parte do tempo livre é passado no computador, televisão, nas celulares e vídeo games, estes hábitos promovem cada vez mais o sedentarismo.

A obesidade infantil já considerada uma das epidemias do Séc. XXI, ea atividade física contribui, em larga medida, para a sua prevenção. Por isso, quando se trata da saúde do deu filho, praticar exercício físico regularmente é tão importante como ter uma alimentação equilibrada. Uma grande preocupação da obesidade infantil, é que crianças obesas têm um maior risco de se tornarem adultos obesos. Assim, desde pequena a criança deve ser incentivada a uma vida mais ativa.

A atividade física na infância e adolescência tem muitos outros benefícios, além da manutenção do peso corporal. A sua prática proporciona músculos e ossos mais fortes, estimula a coordenação motora, ajuda a ter um melhor sono e ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress tão Atividade física na infância e adolescência comum nesta idade atualmente.

É também importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social; reforça a autoestima e confiança promovendo o bem-estar psicológico. Diminui o risco do aparecimento de complicações patológicas na idade adulta, como por exemplo a hipertensão arterial e a diabetes tipo 2.

De uma maneira geral, as crianças precisam de ao menos 30 minutos diários de atividade física estruturada, moderada a vigorosa, pelo menos, três dias por semana e de 60 minutos, ou mais, de brincadeiras (atividade aeróbica), todos os dias.

Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e hortaliças. Evitando o consumo excessivo de doces, comidas pré-confeccionadas e os “fast-foods”.

Lembre-se que quanto mais tempo as crianças permanecem acima do seu limite de peso corporal considerado normal, provavelmente mais eles continuarão neste estado durante a vida adulta. Por isso estimule em suas crianças hábitos de vida saudável, não deixa as férias sem movimento.

Flávia Martins de Souza
Fisioterapeuta e Educadora Física
Cref- 859 G/PR
Crefito – 103361- F/PR

Compartilhe este post:

Junte-se a Nós

Faça parte da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais e desfrute de todos os benefícios, parcerias e oportunidades que oferecemos. Juntos, construímos um futuro melhor para nossa classe.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?