Notícias & Atualizações

Grupo de Trabalho estuda medidas a serem tomadas com acumulares compulsivos

O Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes dos municípios de São José dos Pinhais (município anfitrião), Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Campina Grande do Sul, Piraquara e Quatro Barras, além de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, discutiram medidas a serem tomadas diante dos acumulares compulsivos de animais e objetos. O evento foi organizado pela comissão de Saúde Mental, representado por servidores
da Saúde, Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de São José dos Pinhais.

“O evento é uma reunião técnica intermunicipal dos municípios da Região Metropolitana e alguns da 2ª Regional e trata sobre a atenção dos possíveis acumuladores de animais e objetos. A finalidade do evento é compartilhar as dificuldades vividas pelos municípios para estudar o que cada um está desenvolvendo e, assim, encontrar soluções a serem aplicadas nos diversos casos estudados”, isse Sara Liz, coordenadora do Observatório do GGI.

Sobre o Comitê de Saúde Mental, a coordenadora Rosa Lina de Oliveira Lourenço explica que “é inter-setorial e nele várias secretarias são envolvidas. Dentro do comitê tem as subcomissões. Então, esta é uma subcomissão que organizou este evento. Nessas subcomissões trazemos os casos e os mais graves são avaliados em conjunto”.
“O GT de atenção a acumuladores criou algumas ferramentas pensando numa política pública. A partir dessas ferramentas, inicia-se o atendimento da pessoa para identificar quem é e quem não é acumulador. Quando não é uma situação de acumulação compulsiva a gente encaminha para a Rede de Atenção do município. Se é, trazemos
o caso para o GT e discutimos qual vai ser o atendimento mais adequado, fazendo o acompanhamento permanente dessa situação; porque os casos de acumulação não são se resolvem, mas que se estabilizam”, declara Milene Roveda Andreoli, assistente social do GGI.

Compartilhe este post:

Junte-se a Nós

Faça parte da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais e desfrute de todos os benefícios, parcerias e oportunidades que oferecemos. Juntos, construímos um futuro melhor para nossa classe.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?