Notícias & Atualizações

A água e seus benefícios

Com esses dias quentes que temos enfrentado, esta é uma boa opção para os exercícios, prazer, lazer… é só escolher! Flutuação. Pressão hidrostática. Temperatura. esistência. Efeito massageador. Estas são as propriedades físicas da água mais importantes e, por consequência, responsáveis por um grande número de benefícios na vida do ser humano desde antes do nascimento até ao envelhecimento.

E é nesta medida que a piscina pode ser encarada como o mais completo e abrangente local onde se pode praticar exercício físico.

Em primeiro lugar, a água tem um aspecto fundamental que é atenuar o efeito de gravidade. A flutuação permite, assim, diminuir a compressão nas articulações doloridas e auxiliar o movimento das articulações rígidas em amplitudes superiores às do meio não aquático. E isto tudo com uma redução da dor.

O sistema nervoso simpático é positivamente afetado pela imersão e, por isso, diminuirá a percepção da dor, e de igual importância ainda existem outras propriedades da água, tais como a densidade, viscosidade, tensão superficial e força de arrasto.

A piscina, é um local privilegiado para se praticar atividade física numa perspectiva multifacetada de prevenção, desenvolvimento, formação, competição, manutenção, recreação e reabilitação.

A inspiração e a expiração na água acontecem de uma forma mais ativa do que no meio terrestre porque neste último não há resistência. Além disso, a pressão hidrostática permite também um trabalho de proteção das articulações e contribui para um efeito massageador que a água provoca sobre o corpo humano.

A temperatura, componente importante no trabalho que se pretende realizar, deve ser ajustada em função dos objetivos desejados, podendo, contudo, a temperatura ideal variar de pessoa para pessoa. Genericamente, mais quente é indicada para esforços físicos menos intensos, permitindo relaxamento muscular e ligamentar, para além de diminuir a dor, espasmo muscular e rigidez.

Com a temperatura menos quente a pressão arterial sobe, a frequência cardíaca desce e é facilitada a remoção do ácido lático pelo sangue, pelo que é indicada para esforços físicos mais intensos. Se estiver dentro de suas possibilidades, escolha uma atividade nesse calor tão intenso que estamos vivenciando e tchibummm!!!

Flávia Martins de Souza
Fisioterapeuta e Educadora Física
Cref- 859 G/PR
Crefito – 103361- F/PR

Compartilhe este post:

Junte-se a Nós

Faça parte da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais e desfrute de todos os benefícios, parcerias e oportunidades que oferecemos. Juntos, construímos um futuro melhor para nossa classe.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?