Notícias & Atualizações

Museu Municipal comemora 40 anos de história

Na última terça-feira (19) o Museu Municipal Atílio Rocco deu início a semana de comemoração do aniversário de 40 anos do Museu. O primeiro dia do evento teve a abertura da Exposição Museu e sua Memória: 40 anos do Museu de São José dos Pinhais e contou com apresentação do Grupo de Metais da Banda Marcial de São José dos Pinhais.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito Toninho Fenelon que ressaltou a importância do investimento em ações culturais para os cidadãos. “Eu creio que tudo aquilo que nos faz gostar de algo é a história que isso carrega. Nós precisamos deixar nosso legado para as futuras gerações conhecerem nossa cidade, como ela começou, como cresceu. E nós que estamos a frente da administração pública temos o cuidado de deixar contado e registrado a história do nosso município”, evidencia o prefeito.

No primeiro dia das comemorações do aniversário do Museu foi feita a abertura da Exposição Museu e sua Memória: 40 anos do Museu de São José dos Pinhais com itens importantes na história dos são-joseenses. O vice-prefeito Thiago Bührer esteve presente e agradeceu a Secretaria de Cultura pela realização do evento. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos que não mediram esforços para que os 40 anos do Museu pudessem acontecer. Estamos trabalhando na valorização da cultura e unindo forças para as realizações em prol da comunidade” comenta o vice-prefeito.

Na semana de comemoração do aniversário do Museu eventos como Palestra, Visita Mediada, Roda de Conversa, Oficinas e Painel Artístico serão realizados para a comunidade. A iniciativa da Secretaria de Cultura visa proporcionar que os cidadãos conheçam a história do Museu Municipal. “Agradeço a motivação e o envolvimento de toda a equipe da Secretaria de Cultura, a qual foi essencial para o sucesso do evento. Estamos comemorando 40 anos do Museu Municipal da nossa cidade e penso que este é um momento oportuno para agradecermos todos aqueles que colaboraram desde a sua fundação, mantendo essa herança viva que está disponível para todos os cidadãos de ontem, de hoje e os que virão amanha”, ressalta o secretário de Cultura Professor Imar Augusto.

A atual diretora do Museu Municipal, Zelinda Fialla, agradeceu toda equipe do Museu Municipal pelos esforços e reforçou a importância em manter o Patrimônio Histórico do município. ”É o patrimônio humano que mantém o nosso Museu Municipal articulado, acessível e convidativo”.

Estiveram presentes também o secretário de Comunicação Social, Claudio Alves, o secretário de Indústria, Comercio e Turismo, Gian Celli, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marco Antonio Setim, os vereadores Silvio Santo, Nina Singer e Fátima de Paula, o comandante da o comandante da 1ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar, capitão Galeski, o ex-prefeito Moacir Piovesan, que assinou da Lei da Criação do Museu, o representante da ACIAP, Adilson Matoso, representante do Lions Club São José, Solange Simão. Aldo Bastos, Suemih o monge do Hanna Matsuri, as famílias Zétola, Possebon, Côrtes e Rocco. A representante do Sr Miguel Krigsner do Grupo O Boticário, Marinês do Rocio Ribas da Silva. O representante do fundador do Museu Municipal Ernani Zétola, Juarez da Costa Cesar, os ex-diretores do Museu Municipal Marcio Marchesini de Brito, Leda Pierroti, Elza Delage, Silvia Bonk e Margareth Poli.

 

O Museu Municipal Atílio Rocco

O Museu Municipal foi idealizado em 19 de setembro de 1977 por Ernani Zétola em conjunto do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura Municipal. Sua primeira sede estava localizada na Rua Mendes Leitão, 2571, onde permaneceu por quatro anos. Passou para a atual sede em 1981, no edifício construído em 1910 para servir de residência da família Ordine. O edifício tombado pelo Patrimônio Histórico do município abrigou, simultaneamente, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, bem como a Associação Comercial e Industrial, Agrícola e Prestadora de Serviços, até a década de 1980. “Depois que a Prefeitura saiu do local que agora é o Museu Municipal, o prédio não estava sendo utilizado. Então apareceu um grupo procurando um lugar para fazer um Museu e tínhamos esse prédio cheio de história”, comenta o ex-prefeito Moacir Piovesan.

Compartilhe este post:

Junte-se a Nós

Faça parte da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais e desfrute de todos os benefícios, parcerias e oportunidades que oferecemos. Juntos, construímos um futuro melhor para nossa classe.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?