Notícias & Atualizações

O cuidado com nossos ossos

A principal estrutura do corpo humano são os ossos. Os ossos têm várias funções importantes: protegem órgãos internos; apoiam os músculos; são reservas de minerais (cálcio e fósforo, principalmente); mantêm o equilíbrio ácido-base, absorvendo sais alcalinos.

De acordo com as idades, há cuidados específicos a ter. Na faixa dos 20, é importante ter atividade física regular, que preserva a absorção do cálcio pelos ossos e aumenta o metabolismo ósseo, assim como ter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e sais minerais.

Na casa dos 30, a exposição moderada ao sol, apenas nos horários adequados, vai ajudar a estimular a produção de vitamina D, e deve evitar-se o sedentarismo e fumar.

Os 40 são a etapa em que se deve prestar atenção à estrutura óssea. E, na fase dos 50, convém fazer um reforço do cálcio e vitamina D, bem como realizar exames anuais para detecção da osteoporose.

3 DICAS PARA MANTER UMA ESTRUTURA ÓSSEA SAUDÁVEL
› Praticar regularmente exercício físico
› Fazer uma dieta rica em cálcio
› Complementá-la com vitamina D e minerais importantes para os ossos.

Cuide bem dos seus ossos durante todos os períodos de sua vida, eles são a estrutura de todos o nosso corpo.

 

Flávia Martins de Souza
Fisioterapeuta e Educadora Física
Cref- 859 G/PR
Crefito – 103361- F/PR

 

Compartilhe este post:

Junte-se a Nós

Faça parte da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais e desfrute de todos os benefícios, parcerias e oportunidades que oferecemos. Juntos, construímos um futuro melhor para nossa classe.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?